segunda-feira, 14 de abril de 2014

SAIBA PORQUE O ECLIPSE DESTA NOITE SE CHAMA "LUA DE SANGUE"

Muito tem se falado sobre o Eclipse Lunar do dia 15 de abril e da famosa Lua de sangue. As 4 luas de sangue que se iniciam em 2014 não são sinônimos de desastres. Mas o que é Lua de sangue? Quando será o Eclipse?

O eclipse lunar que vai acontecer na madrugada desta terça-feira é o primeiro de quatro eclipses totais da Lua que ocorrem em sequência — um fenômeno conhecido como tétrade. Por causa da coloração avermelhada que a Lua adquire durante o eclipse total, ela recebe a denominação informal de "Lua de sangue".

O eclipse será visível a olho nu em todo o Brasil, na madrugada desta segunda para terça-feira. A partir das 2h58 (horário de Brasília), a Lua começa a adentrar a umbra, parte central e mais escura da sombra da Terra, e poderá ser vista "sumindo". Essa etapa será concluída às 4h06 da manhã, quando a Lua estará totalmente encoberta pela umbra. Ela permanecerá assim por mais de uma hora, e começará a sair da sombra às 5h24, reaparecendo no céu.

Os três outros eclipses lunares que completam a tétrade vão ocorrer em 8 de outubro de 2014, 4 de abril e 28 de setembro de 2015. Dentre eles, segundo Rojas, apenas o último terá uma boa visibilidade no Brasil.

0 comentários:

Postar um comentário

Blogger templates